.

.

4 de jan. de 2014

Deus tem uma vida nova para você




Muitas vezes acreditamos que o que fazemos hoje não irá mudar o futuro, achamos que os nossos pecados não irão atingir as futuras gerações. Fazemos decisões mal feitas e ao tentarmos consertar um erro acabamos criando outros os quais podem deixar marcas para as futuras gerações. Um bom exemplo disso é o rei Jeroboão, o qual foi o primeiro rei de Israel depois da divisão das 12 tribos em dois reinos, como podemos ver em 1 Reis 12:25-31:

“Jeroboão edificou Siquém, na região montanhosa de Efraim, e passou a residir ali; dali edificou  Penuel. Disse Jeroboão consigo: Agora tornará o reino para a casa de Davi. Se este povo subir para fazer sacrifícios na casa do Senhor, em Jerusalém, o coração dele se tornará ao seu senhor, a Roboão, rei de Judá; e me matarão e tornarão a ele, ao rei de Judá. Pelo que o rei tendo tomado conselhos, fez dois bezerros de ouro; e disse ao povo: Basta de subirdes a Jerusalém; vês aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito! Pôs um em Betel e o outro, em Dã. E isso se tornou em pecado, pois que o povo ia até Dã, cada um para adorar o bezerro. Jeroboão fez também santuários nos altos e, dentre o povo, constituiu sacerdotes que não eram dos filhos de Levi.”
·         
      Iniciou quando Jeroboão teve medo de perder o poder e o domínio do povo para Roboão (rei de Judá) (EGOÍSMO)
·        
      O pecado da idolatria já vinha de gerações antes dele
o   No deserto: Êxodo 32:4-6: “Este, recebendo-as das suas mãos, trabalhou o ouro com burril e fez dele um bezerro fundido. Então, disseram: São estes, ó Israel, os teus deuses, que te tiraram da terra do Egito.”

Na primeira geração após Ele (Nadabe):
“Nadabe, filho de Jeroboão, começou a reinar sobre Israel no ano segundo de Asa, rei de Judá; e reinou sobre Israel dois anos. Fez o que era mal perante o Senhor e andou nos caminhos de seu pai e no pecado com que seu pai fizera pecar Israel. E conspirou contra ele Baasa, filho de Aías, da  casa de Isaacar, e dos filisteus, quando Nadabe e todo o Israel cercavam a Gibetom.”(1 Reis 15:25-26)
Nadabe decidiu continuar nos pecados de seu pai, e deixou de fazer a diferença como rei, quando não seguiu aos mandamentos de Deus. O que trouxe uma conseqüência grave, a sua própria morte.

Nadabe é morto por Baasa, o qual reinou em Israel:
“No ano terceiro de Asa, rei de Judá , Baasa, filho de Aías, começou a reinar sobre todo o Israel, em Tirza, e reinou vinte e quatro anos. Fez o que era mal perante o Senhor e andou no caminho de Jeroboão e no seu pecado, o qual fizera Israel cometer.” (1 Reis 15:33-34)
Mesmo mudando a família a real, os pecados que Jeroboão  pecou continuaram no reinado de Israel, pois, assim como Nadabe, Baasa não quebrou com o ciclo de pecado que vinha trazendo conseqüências graves para os reis e para o povo.

Elá(filho de Baasa) reinou 2 anos e foi morto por Zinri, o qual é morto por Onri:
“No ano vinte e seis de Asa, rei de Judá, Ela, filho de Baasa, começou a reinar em Tirzá sobre Israel: e reinou dois anos. E Zinri, seu servo, chefe de metade de seus carros, conspirou contra ele, estando ele em Tirzá bebendo e embriagando-se em casa de Arsa, mordomo em Tirzá. Entrou pois zinri, e o feriu, e o matou, no ano vigésimo-sétimo de Asa, rei de Judá: e reinou em seu lugar.” (1 Reis 16:8-10)
“No ano vigésimo sétimo de Asa, rei de Judá, reinou Zinri sete dias em Tirza; e o povo estava acampado contra Gibetom, que era dos filisteus. O povo que estava acampado ouviu dizer: Zinri conspirou contra o rei e o matou. Pelo que todo Israel, no mesmo dia, no arraial, constituiu rei sobre Israel a Onri, comandante do exército. Subiu Onri de Gibetom, e todo Israel, com ele, e sitiaram  Tirza. Vendo Zinri que a cidade era tomada, foi-se ao castelo da casa do rei, e o queimou sobre si, e morreu, por causa dos pecados que cometera, fazendo com que era mau perante o Senhor, andando no caminho de Jeroboão e no pecado que cometera, fazendo pecar a Israel.” (1 Reis 16:15-19)

O pecado de continuou tendo como consequência a morte dos reis, e além disso o fez com que Onri e todo o exercito deixasse de lutar para defender o reino e acabou atacando o próprio reino para matar Zinri. Mostrando assim que o pecado trás consequências cada vez piores.

Onri (capitão do exército de Zinri) reina em Israel, e com sua morte, Acabe seu filho reina em seu lugar:
“Fez Onri o que era mau perante o Senhor; fez pior do que todos quantos foram antes dele. Andou em todos os caminhos de Jeroboão, filho de Nebate, como também nos pecados com que este fizera pecar a Israel, irritanto ao Senhor, Deus de Israel, com os seus ídolos” (1 Reis 16:25-26)
 “E fez Acabe, filho de Onri, o que parecia mal aos olhos do Senhor, mais do que todos os que foram antes dele. E sucedeu que (como se fora cousa leve andar nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate), ainda tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios: e foi  e serviu a Baal, e se encurvou diante dele. E levantou um altar a Baal, na casa de Baal que edificara em Samaria.” (1 Reis 16:30-32)

Tanto Onri quanto Acabe fizeram pior do que os todos reis antes deles, e se deixaram levar pela idolatria e por suas próprias vontades.Quais são os pecados que estamos deixando que continuem a existir em nossas vidas e que muitas vezes atravessam gerações?O que temos feito para quebrar o vinculo com o pecado e as consequências que tem trazido em nossas vidas e para as pessoas próximas a nós?

Peça a Deus para que Ele te ajude a quebrar toda a ligação com o pecado. Lembre-se que Deus tem uma vida nova para você, basta você o buscar e obedecer a voz Dele. Não deixe que o pecado te afaste de Deus, faça a diferença, viva a vida que Deus tem para você.

“E não vou conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.” (Romanos 12:2)

0 comentários:

Postar um comentário

Faça seu comentário, isso nos ajudará a melhorar.